Sobre o evento

Nos últimos anos o meu mês de agosto tem sido bem agitado. Boa parte dos eventos que eu considero relevantes pra minha vida profissional acabam acontecendo em agosto. E tradicionalmente, sempre no fim do dito mês, temos a RubyConfBr.

Para quem programa em Ruby, este é um evento muito importante. Lá você tem a oportunidade de conhecer pessoalmente todos os grandes caras que você lê, ouve e/ou assite. Vem gente do mundo todo! E por isso mesmo… prepare seu Inglês.

Pra quem investe em Ruby o evento também é importante. Eu não digo isso nem por causa da possibilidade de você recrutar alguém lá, mas sim, por ver a quantidade de gente que usa o ecossistema em torno do Ruby e ter a certeza que você está fazendo um bom investimento.

A organização do evento é ímpar. Esta foi a minha terceira edição e até hoje eu não vi nada dar errado. Tudo funciona perfeitamente.

Você já viu um evento onde te estimulam a usar o wi-fi? Pois é, na RubyConfBr é assim o tempo todo – detalhe – com Internet de qualidade e que realmente funciona.

Sem contar que você encontra extensões com tomadas embaixo das cadeiras e pontos de carregamento ao longo do evento. Ahhh… o coffee? Perfeito! Garçons servido café, leite, água, suco… e mesas fartas de comida de qualidade.

Segundo a organização, foram mais de mil inscritos. A RubyConfBr é o maior evento de Ruby da América Latina.

O que foi mostrado? Código… muito código. Como um evento para programadores deve ser. Por incrível que pareça, alguns eventos esquecem disso!

Foi muito bacana reencontrar algumas pessoas conhecidas como o Mauro George – o mestre do RSpec, o Carlos Antônio – commiter do Rails, meu grande mestre Nando Vieira e o Dyego da Lambda 3. Sem contar as novas amizades.

Palestras

A palestra do Carlos Antônio sobre os truques escondidos do Rails foi animal – assim como já tinha sido no TDC. Detalhe: os códigos ficaram irados na tela gigante do evento.

Gostei bastante também da palestra sobre ElasticSearch com o Pedro Franceschi. Acho que é uma tecnologia que vale a pena estudar um pouco mais.

O Daniel Romero conseguiu me deixar apavorado com as brechas de segurança e com a facilidade que ele conseguiu explorá-las com a ferramenta Metasploit. Lesson learned: mantenha tudo o mais atualizado possível!

A palestra do Carlos Souza sobre a construção de APIs foi muito massa. Eu já tinha assistido o curso dele na Code School, mas preciso dizer que a sensação de ver a coisa toda acontecendo ao vivo foi animal. Eu me senti assistindo um curso ao vivo na Code School. Os slides ficaram muito legais.

Muitas outras também foram legais, mas acho que esse post já tá ficando muito grande.

ASSEINFO marcando presença

E por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao meu camarada de viagem Ronaldo Rogério Pereira por me aturar falando sobre código-fonte durante praticamente 3 dias inteiros… hehehe… haja ouvidos.

Algumas fotos

Links interessantes:

Metasploit
Code School
Livro do Mauro George sobre RSpec
Slides do Daniel Romero sobre segurança em Ruby on Rails