A BrazilJS é um dos maiores eventos de Javascript do Brasil. Ele é realizado anualmente em Porto Alegre – RS. A edição deste ano contou com cerca de mil inscritos.

Este ano foi a minha segunda participação no evento. Antes de mais nada, independente dos problemas, eu gostaria de dizer que as pessoas que possuem a iniciativa de fazer um evento deste porte tem o meu respeito, ok?! Vamos lá!

A grade de palestras da edição de 2013 estava carregada de código-fonte. Foi o ano que se falou muito sobre Angular, Ember, ReactJS e coisas desse tipo. Sem contar as palestras sobre o básico do JS e organização do projeto. Foi muito bacana!

Este ano a grade parecia estar com um foco um pouco diferente. Falou-se sobre ferramentas, browser e até mesmo deploy. Mas, na minha opinião, falou-se muito pouco sobre código.

Algumas coisas me chamaram a atenção:

  • @eduardolundgren deu uma excelente palestra falando sobre os cuidados necessários (princípios) para a criação de uma app SPA. Inclusive, ele e outros publicaram um framework mínimo chamado Senna. Vale a pena conferir.
  • Falou-se bastante sobre WebServices (evolução do WebWorker). Acho que isso será uma revolução na criação de sites que dependam de operações off-line.
  • E mais uma vez chamaram a atenção para os WebComponents. Creio que isso também mudará o cenário dos frameworks MVVC. Rob Dodson do Google palestrou sobre isso.

http://googlewebcomponents.github.io
http://customelements.io/
http://www.polymer-project.org

A escolha do hotel deste ano foi bem feliz. Fique no Master Premium Cosmopolitan Hotel. A acomodação é excelente e um ótimo café da manhã. Fica em torno de dez minutos do evento e próximo ao aéroporto.

Uma coisa que anda me impressionando bastante nos eventos é que muitas palestras são em Inglês – no caso da BrazilJS, quase todas foram ministradas em Inglês. Normalmente tem a tradução simultânea, mas sinceramente, a sensação é horrível. Recomendo aos meus amigos de profissão que estudem Inglês feito malucos. Mesmo porque, os concorrentes estão estudando. A maioria das pessoas no BrazilJS não usaram a tradução simultânea.

Enfim… agora resta colocar em prática o que foi aprendido e aguardar a edição do próximo ano.