No momento em que eu escrevo este post eu possuo instalado em meu computador o Ubunto 12.04, o Windows 7 e ainda uma partição com o Recovery do Windows 7.

Ao iniciar o computador, no meu caso, o GRUB me dá seis opções de inicialização.

No meu dia-a-dia eu uso muito mais o Windows do que o Ubuntu, então é bem mais produtivo para o meu caso que o GRUB sugira como padrão o Windows. O problema é que como padrão ele estava me sugerindo o Ubuntu.

Primeiramente eu queria minimizar a quantidade de opções. Na prática eu não uso estes testes de memória. Portanto, eu os desabilitei.

$ cd /etc/grub.d
$ ls -l

Note que esta pasta possuía uma série de scripts executáveis. Estes scripts são acionados pelo GRUB para montar o menu inicial. O meu trabalho foi tirar o direito de execução daqueles que não queria.

$ sudo chmod -x 20_linux_xen
$ sudo chmod -x 20_memtest86+

Observe que os arquivos iniciam com um número. Para mudar a sequência na qual os itens de menu são mostrados no GRUB, basta renomear estes arquivos alterando a sequência dos mesmos. Então eu coloquei o Ubuntu abaixo do Windows.

$ sudo mv 30_os-prober 09_os-prober
$ ls -l

O script 09_os-prober é responsável por detectar outros sistemas operacionais diferentes do Ubuntu. Sendo assim o GRUB primeiro mostrar os outros sistemas operacionais e depois o Ubuntu.

Veja como ficou o diretório agora:

Sempre que o GRUB for alterado é necessário rodar o comando abaixo para atualizar o grub.cfg:

$ sudo update-grub

Veja como ficou o boot até aqui:

Ficou melhor, mas ainda não está bom!

O primeiro problema é que o GRUB está sugerindo o “Windows Recovery Environment” – este aí é o kit de recuperação do Window 7. O ideal seria que o GRUB me sugerisse o “Windows 7″.

O segundo problema é o “Ubuntu (modo de recuperação). Eu particularmente não uso pra nada e também gostaria que ele sumisse do menu.

Então eu editei o arquivo /etc/default/grub. Use o editor que preferir, mas lembre-se de usar o sudo por causa do direito de acesso. Eu usei o vi.

$ cd /etc/default
$ sudo vi grub

Localizei a linha abaixo:

GRUB_DEFAULT=0

O zero significa que o GRUB sugerirá o primeiro item do menu. Como eu queria o segundo item então eu mudei para 1. Veja:

GRUB_DEFAULT=1

Localizei também a linha abaixo:

#GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"

Bastou descomentá-la:

GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"

Salvei o arquivo e depois rodei o update-grub novamente:

$ sudo update-grub

É isso aí! Agora é só reiniciar o computador e pronto.