Personalizando o menu do GRUB no Ubuntu 12.04
No momento em que eu escrevo este post eu possuo instalado em meu computador o Ubunto 12.04, o Windows 7 e ainda uma partição com o Recovery do Windows 7.
Ao iniciar o computador, no meu caso, o GRUB me dá seis opções de inicialização.
No meu dia-a-dia eu uso muito mais o Windows do que o Ubuntu, então é bem mais produtivo para o meu caso que o GRUB sugira como padrão o Windows. O problema é que como padrão ele estava me sugerindo o Ubuntu.
Primeiramente eu queria minimizar a quantidade de opções. Na prática eu não uso estes testes de memória. Portanto, eu os desabilitei.
Note que esta pasta possuía uma série de scripts executáveis. Estes scripts são acionados pelo GRUB para montar o menu inicial. O meu trabalho foi tirar o direito de execução daqueles que não queria.
Observe que os arquivos iniciam com um número. Para mudar a sequência na qual os itens de menu são mostrados no GRUB, basta renomear estes arquivos alterando a sequência dos mesmos. Então eu coloquei o Ubuntu abaixo do Windows.
O script 09_os-prober é responsável por detectar outros sistemas operacionais diferentes do Ubuntu. Sendo assim o GRUB primeiro mostrar os outros sistemas operacionais e depois o Ubuntu.
Veja como ficou o diretório agora:
Sempre que o GRUB for alterado é necessário rodar o comando abaixo para atualizar o grub.cfg:
Veja como ficou o boot até aqui:
Ficou melhor, mas ainda não está bom!
O primeiro problema é que o GRUB está sugerindo o “Windows Recovery Environment” – este aí é o kit de recuperação do Window 7. O ideal seria que o GRUB me sugerisse o “Windows 7″.
O segundo problema é o “Ubuntu (modo de recuperação). Eu particularmente não uso pra nada e também gostaria que ele sumisse do menu.
Então eu editei o arquivo /etc/default/grub. Use o editor que preferir, mas lembre-se de usar o sudo por causa do direito de acesso. Eu usei o vi.
Localizei a linha abaixo:
O zero significa que o GRUB sugerirá o primeiro item do menu. Como eu queria o segundo item então eu mudei para 1. Veja:
Localizei também a linha abaixo:
Bastou descomentá-la:
Salvei o arquivo e depois rodei o update-grub novamente:
É isso aí! Agora é só reiniciar o computador e pronto.