ATUALIZAÇÃO: meu camarada @dmmartins complementou este post informando que o layout “Inglês (EUA, internacional com dead keys)” funciona perfeitamente – e funcionou mesmo. De qualquer maneira deixarei o texto aí, pois poderá ser útil em outros casos.

Uma das coisas que mais me chateou quando comecei a usar o Ubuntu foi a acentuação.

Eu perdi um tempão tentando encontrar um layout de teclado que fosse compatível com o meu notebook Sony Vaio VPCEH. Este notebook vem com um teclado padrão americano (aquele modelo que não possuí cedilha).

Olhando com calma a documentação do Ubuntu eu percebi que o meu problema não era encontrar um layout correto, mas sim entender o conceito de acentuação do Ubuntu.

No Windows, quando você necessita fazer algo como “á”, por exemplo, basta você pressionar a tecla de acentuação e logo em seguida a tecla a.

Já no Ubuntu o buraco é mais embaixo. É aí que entra o conceito de tecla de composição.

A tecla de composição seria uma terceira tecla no processo de acentuação. Você deve pressioná-la para que o teclado entre em modo de composição. Depois disso basta você acionar a letra e o acento desejado.

O layout Inglês (EUA) não vem com uma tecla de composição configurada. Você precisa configurá-la. Vejamos o caminho disso:

Configurações do sistema -> Disposição do teclado -> Opções

A tela “Opções de disposição do teclado” abrirá. Vá até a opção “Posição da tecla de composição”. Selecione alí a tecla que você irá utilizar como tecla de composição – no meu caso eu utilizei a tecla Pause.

No meu exemplo inicial, para gerar “á” eu preciso pressionar <Pause>, depois o acento e por último a letra <a>.

Infelizmente não consegui encontrar uma opção que simule o comportamento de acentuação do Windows. Caso eu consiga eu volto a complementar este post.