Eu em um evento para programadores Front End? Sim! Gosto de atuar como Full Stack Developer e não posso ficar de fora desse tipo de iniciativa.

Esta foi a segunda edição do evento. Infelizmente eu só soube do mesmo no ano passado quando ele já estava em andamento e este ano quase que acontece a mesma coisa.

Confesso que me surpreendi. Eu imaginava um evento pequeno com meia dúzia de malucos. Quando cheguei lá eu me deparei com o auditório do SENAI de Florianópolis lotado, mas lotado mesmo! Tinha gente sentada nas escadas.

Eu achei o máximo ver o pessoal do Front discutindo sobre testes automatizados, integração contínua (integration, delivery e deploy) e muito código. Isso mostra como nossa indústria está cada vez mais se profissionalizando e me dá a certeza que iremos cada vez mais entregar software de qualidade, afinal de contas, nossos usuários merecem isso.

Cara… e foi muito código mesmo! Praticamente todas as palestras mostraram código e as que não mostraram, trouxeram conteúdo relevante. Parece que virou moda em eventos maiores trazer gente grande para palestrar e os caras fazerem propaganda de produto. No fim você acaba aprendendo sobre um produto e não sobre como resolver um problema. O pessoal que escolheu a grade do evento está de parabéns!

Não posso deixar de destacar meus camaradas Filipi Zimermann, Pedro Nauck e Gabriel Zigolis pela atuação no evento.

O Filipe mostrou como o browser funciona e a explicação dele ficou muito bacana. Este é um conteúdo extremamente relevante, pois é o tipo de conhecimento que te ajuda a escrever um código mais performático e preciso.

O Pedro deu uma verdadeira aula de ReactJS. Os slides muito bem organizados, muito bem apresentados e conteúdo relevante. Se eu não me engano foi a primeira palestra dele em eventos – e o cara arrebentou! Imagina só o que virá de agora em diante!

O Gabriel foi a atração do dia. O cara tomou pra si a tarefa de apresentar o evento e o fez com maestria. Parabéns cara! Você é foda! Sem contar a sua palestra sobre Backbone e ReactiveJS.

É isso aí… que venha a edição 2015!

Slides das palestras:

Gabriel Zigolis – Boosting your productivity: Backbone & RactiveJS
Felipe Nascimento – Start learning and practicing ES6
Filipe Zimermann – Como os browsers funcionam

Links interessantes:

Front in Floripa
Almir Filho – Blog Loop Infinito
Typers – Gerenciador de fontes por linha de comando open source